A prevalência do Negociado sobre o Legislado

fevereiro 4, 2022by Patrícia Martins
post_03
post_01

O Direito do Trabalho regula as relações contratuais entre os trabalhadores e a atividade econômica. Empresas organizadas e com estratégias de gestão implementadas e eficientes, estruturam seus negócios a partir de seus regulamentos empresariais. E sim, os regulamentos empresariais surtem efeitos nos contratos de trabalho tanto quanto a lei, as convenções coletivas, os acordos coletivos ou individuais.

Então como saber sobre a incidência do regulamento empresarial no contrato de trabalho quando a empresa refaz, revoga no todo ou em parte ou implementa aditamento ao regulamento anterior, se, em um lapso de tempo determinado, dois regulamentos estiverem em vigor?

O empregado, ao optar por um instrumento, afasta a incidência do outro. Também é possível afirmar que o regulamento anterior, permanece em vigor com todos os seus efeitos nos contratos de trabalho daqueles que já haviam sido contratados na sua vigência, o que significa dizer da não incidência de um regulamento “mais antigo” nos contratos de trabalho daqueles que foram contratados após a entrada em vigor de um novo instrumento.

Por fim, a vigência ainda que temporária de dois instrumentos regulatórios, se aplica considerando: o tempo da contratação, a opção do empregado por um ou outro instrumento.

Fora isso, permanecem surtindo seus efeitos, o bloco de direitos trabalhistas e constitucionais, os instrumentos normativos (sentença normativa), convenção coletiva, acordo coletivo e/ou individual. Para saber o que pode ou não pode ser negociado em acordo coletivo ou individual, a CLT dispõe nos artigo 611-A e 611-B do rol de direitos passíveis ou não de negociação.
A prevalência do negociado pelo legislado não é absoluta, depende sim, de estar entre os limites legais indicados pela Consolidação.

Advogada em porto alegre - Patricia Santos Martins
Com mais de 15 anos de experiência, Patricia Santos Martins possui um dos mais prestigiados escritórios de advocacia do Porto Alegre.
Escritório

Rua Uruguai, 91. Sala 303. Centro Histórico. Porto Alegre/RS. CEP 92010-140.

Design de página da web: faustorios.com